Avançar para o conteúdo principal

Hoje, três anos depois



Faz hoje três anos que a esta hora estava eu a entrar para a sala onde iria fazer a defesa da minha tese de mestrado. Faz hoje três anos que o meu coração batia com tanta força que parecia que queria sair pela boca. Não só de ansiedade. Era o imenso desejo de querer colocar um ponto final no longo caminho que é fazer uma tese. Nas muitas horas solitárias em frente ao computador a ler artigos, a analisar dados, a escrever, a apagar e a voltar a escrever, a duvidar dos resultados, a desesperar, a voltar a confiar. Naqueles meses onde ter vida social por vezes foi uma ideia utópica.
Hoje, olhando para trás, tenho orgulho do que fiz. Do que conseguir fazer sozinha, sem ajudas, sem lamber botas a ninguém, sem desistir.
Hoje, olhando para trás, percebo que aquele dia foi o inicio da minha vida. Da minha vida profissional. Nesse dia deixei de ser estudante para passar de imediato a ser trabalhadora. E a felicidade que isso me trouxe.
Lembro-me da felicidade que foi chegar a casa e partilhar com a família essa montanha de sentimentos. Lembro-me de bebericar uns goles de champagne para celebrar mais uma etapa alcançada com mérito e distinção. Lembro-me de no final do dia, já bastante cansada e com muito sono acumulado ir festejar com os meus amigos porque a felicidade era tanta que não cabia só dentro de mim, tinha de ser partilhada. Lembro-me perfeitamente de estar sentada naquela mesa redonda do café, com cara de quem já não dormia em condições há uma série de dias, mas com o sorriso estampado na cara.
Hoje, passados três anos, e olhando para trás, vejo que não deixei de ser estudante. Vejo que embora seja trabalhadora (o que quer que isso queira dizer) continuo a ser estudante: a querer aprender, a querer investir, a querer mais. E isso há-de sempre caracterizar-me.
Hoje faço um balanço positivo: conheci muitas pessoas diferentes (umas interessantes e cativantes, outras nem por isso), trabalhei em diferentes coisas e em sítios diferentes, investi (e continuo a investir) no voluntariado, continuei a complementar a minha formação (fiz mais de 500 horas de formação), fui a muitos congressos e palestras, mantive as boas amizades feitas na universidade, desanimei mas soube-me erguer, entusiasmei-me com o trabalho mas ao mesmo tempo conheci o lado escuro do que é o mercado de trabalho mas, e acima de tudo, conheci o significado de realização profissional. 
Hoje, três anos depois, sei que ainda sou muito pequena. Mas sei onde quero chegar um dia.

Comentários

  1. É com grande alegria que te acompanho minha querida amiga... Orgulhosamente uma espectadora do teu percurso!!!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pandora - como limpar

Para quem tem peças da Pandora , ou mesmo sem ser da Pandora mas sendo de prata já se foi apercebendo que com o uso as peças vão perdendo o brilho e ficando mais escuras devido a sujidade que se vai agarrando às pratas e devido também à transpiração ou ao mau uso das mesmas. É preciso termos alguns cuidados quando usamos pratas.  Em conversa com um funcionário extremamente simpático e profissional da loja Pandora no BragaParque (Braga) reuni algumas dicas para partilhar convosco e aumentar a durabilidade das vossas peças no que concerne ao brilho e à limpeza. Algumas dicas são óbvias: não borrifar perfume diretamente sobre as peças, quando se usa cremes deixar a pele absorver totalmente o creme e só depois pôr as pulseiras/anéis/colares, não tomar banho com as pratas porque os champôs/gel de banho podem ter um PH que não sendo neutro pode afetar as pratas. Outra dica é quanto à limpeza que se pode fazer em casa. Antes de correrem a mandar fazer uma limpeza das peças ou manda

Cistitone Forte BD - Queda de cabelo e perda de densidade capilar

Bem sei que não sou a única a sofrer com a queda de cabelo e perda de densidade capilar, por isso que venho partilhar algo que tem resultado comigo. Este problema costuma acontecer-me todos os anos no fim do verão/início do outono, mas regra geral acaba por ser algo ligeiro e que se resolve com o tempo, mas este ano notava maior queda de cabelo (o chão da casa de banho era prova mais do que suficiente) e a minha cabeleireira também me alertou para a perda de densidade capilar e que deveria fazer alguma coisa nesse sentido.  Em conversa com duas amigas que estavam a passar pela mesma situação (uma delas, todos os anos faz tratamento para a queda de cabelo), ambas me falaram deste produto  e que viam excelentes resultados. Decidi arriscar também e, de facto, ao fim de um mês e uma semana a fazer o tratamento também começo a ver efeitos. Noto que já me cai menos cabelo, tenho muitos cabelos bebé a nascer e sinto-o mais forte. O tratamento dura 3 meses: no primeiro mês tomei 2 cápsulas por

A dança do pinguim

Para quem tem ido a casamentos ou grandes festarolas certamente já deve ter ouvido falar da famosa dança do pinguim. Quanto a mim, ouvi falar desta dança pela primeira vez à poucos dias. E foi precisamente a noiva do casamento que vou daqui a pouco mais de um mês que me disse - "Tu vê lá se decoras os passos que isto agora é a tendência em todos os casamentos! E até pinguim vai ter, por isso prepara-te!". Eu, leiga nestes assuntos, tive de ir para a internet pesquisar o fenómeno do pinguim. E descordenada como sou não prevejo uma grande prestação para o meu lado. Os passos até são simples, eu é que sou complicada para acertar com os passos. 

Instagram

Blogs que leio